Search this website

Close me

(62) 3954-6881

Segunda, Outubro 14, 2019
Educação Ambiental

Bonfinópolis - GO

 Semana Águas do Cerrado: "Água - a essência da vida em suas múltiplas formas"

Foi firmado uma parceria com a Prefeitura e Secretaria Municipal de Educação de Bonfinópolis, para a realização do Projeto Piloto de Educação Ambiental "Semana Águas do Cerrado", os mesmo está sendo executado neste ano de 2018, nas Escolas Municipais Hermínio Lemes, João Natal de Almeida e Vilson Gonçalves de Oliveira.

No Projeto Piloto foi acolhido 130 alunos, os trabalhos dos alunos envolvem oficinas temáticas; apresentação de vídeos educativos; visitas técnicas para conhecimento quanto ao Tratamento de Água  e Tratamento de Efluentes Industrias, nas Empresas SANESC e Itambé, respectivamente; concurso de desenhos e textos, dentre outras atividades. Seguem abaixo algumas datas importantes:

Leia mais:Bonfinópolis - GO

Itauçu - GO

Semana Águas do Cerrado - "Rio Meia Ponte, vida que não pode secar"

Está sendo realizado o Projeto Piloto de Educação Ambiental na Escola Municipal Visão do Futuro Profº Iracema Netto José neste ano de 2018.

Na Região de Itauçu é onde se encontra o berço do Rio Meia Ponte, sendo assim é de extrema importância a realização deste Projeto Piloto, para a conscientização e educação ambiental dos alunos da Escola Visão do Futuro, e através delas, indiretamente do Município.

Foram acolhidos para este projeto 120 alunos entre as séries 4º e 5º. Nas atividades realizadas envolvem, vídeos educativos; palestras sobre recuperação de nascentes do Rio Meia Ponte e o Sistema de Tratamento de Esgoto de Itauçu, visitas técnicas para conhecimento quanto ao Tratamento de Água e o Tratamento de Efluentes Industriais, através de parcerias firmadas com as empresas SANEAGO local e Laticínios Formosa, respectivamente. 

Para a execução deste trabalho é realizada a capacitação dos professores, para que eles possam transmitir a importância da conscientização para seus alunos, posterior, a realização da Semana Águas do Cerrado, onde os alunos fazem visitas técnicas, atividades e dinâmica na escola. Seguem abaixo algumas datas importantes:

Leia mais:Itauçu - GO

AAPAC - Programa de Educação Ambiental e Prêmios alcançados

      Esse programa tem por objetivo o desenvolvimento de atividades junto à rede pública de ensino cuja temática envolve assuntos referentes à bacia hidrográfica e políticas de gestão ambiental, de saneamento e de recursos hídricos. A intenção é de realizar, em sala de aula, 01 semana de atividades voltadas ao tema “água”, incluindo aulas expositivas, visitas de campo, experimentos, oficinas temáticas, atividades artístico-culturais e outras atividades integradas com as disciplinas escolares. Ao final, é promovida uma solenidade de encerramento para exposição dos trabalhos realizados pelos alunos. 

Prêmios alcançados: A Associação Pró-Águas recebeu premiação em 2010 do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do estado de Goiás (CREA/GO) referente ao “Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente”, sendo agraciada com o 1º lugar na categoria de Educação Ambiental pelo projeto “Semana Águas do Cerrado”. Em 2011 a entidade também foi homenageada pelo Crea através da entrega de menção honrosa pela continuidade dos programas de educação ambiental em Goiás. 

• Leia mais: AAPAC - Programa de Educação Ambiental e Prêmios alcançados

Goiânia - GO

Semana Águas do Cerrado 

      Foi estabelecida parceria no ano de 2013 com a Prefeitura de Goiânia/Secretaria Municipal de Educação para implementação da Semana Águas do Cerrado. As ações do projeto realizaram-se na Escola Municipal Virgínia Gomes Pereira e envolveu 02 salas de aula, 17 professores, 68 alunos e público indireto de mais de 130 pessoas. 

• Leia mais: Goiânia - GO

Terezópolis e Ouro Verde

Semana Águas do Cerrado – Gotinhas de Esperança 

      Desde o ano de 2011 é firmada parceria com as Prefeituras de Terezópolis de Goiás e Ouro Verde de Goiás, através de suas Secretarias de Educação para implementação da Semana Águas do Cerrado – Gotinhas de Esperança. As ações do projeto foram realizadas nas seguintes Escolas: Professora Divina Maria Felício; Carmosina Ribeiro da Silva; Dona Gertrudes; Professor Vinadir Alves Ferreira; Raio de Luar. Nos dois municípios, o projeto envolveu 37 salas de aula, 40 professores, 950 alunos e público indireto de mais de 2800 pessoas. 

• Leia mais: Terezópolis e Ouro Verde

Bela Vista de Goiás

Semana Águas do Cerrado – Água: fonte de vida! Nossa saúde depende dela 

      Foi estabelecida parceria no ano de 2012 com a Prefeitura de Bela Vista de Goiás/Secretaria Municipal de Educação para implementação da Semana Águas do Cerrado – Água: fonte de vida! Nossa saúde depende dela. As ações do projeto ocorreram na Escola Municipal Dona Menina, e envolveu 04 salas de aula, 08 professores, 90 alunos e público indireto de mais de 180 pessoas. 

• Leia mais: Bela Vista de Goiás

Goianira

Semana Águas do Cerrado – Gotas que fazem a diferença! 

      Foi estabelecida parceria nos anos de 2010 e 2011 com a Prefeitura de Goianira/Secretaria Municipal de Educação para implementação da Semana Águas do Cerrado – Gotas que fazem a diferença! As ações do projeto foram realizadas nas seguintes Escolas: Lázara Maria da Costa e Cora Coralina. No município, o projeto já envolveu 04 salas de aula, 14 professores, 155 alunos e público indireto de mais de 400 pessoas. 

• Leia mais: Goianira

Aparecida de Goiânia

Semana Águas do Cerrado 

      Foi estabelecida parceria no ano de 2011 com a Prefeitura de Aparecida de Goiânia/Secretaria Municipal de Educação para implementação da Semana Águas do Cerrado – Água: fonte de vida! As ações do projeto ocorreram na Escola Municipal Marista Sul, e envolveu 04 salas de aula, 20 professores, 150 alunos e público indireto de mais de 400 pessoas. 

• Leia mais: Aparecida de Goiânia

Nerópolis

Semana Águas do Cerrado – Quem Ama Cuida 

      Desde o ano de 2009 é firmada parceria com a Prefeitura de Nerópolis/Secretaria Municipal de Educação para implementação da Semana Águas do Cerrado – Quem Ama Cuida. As ações do projeto foram realizadas nas seguintes Escolas: Instituto João Paulo II; Professor Oscarino Caetano de Rezende; Criança Feliz II. No município, o projeto já envolveu 17 salas de aula, 89 professores, 588 alunos e público indireto de mais de 1800 pessoas. 

• Leia mais: Nerópolis

Inhumas

Município onde será realizado Projeto Piloto no ano de 2014

      Público: Escola Municipal Agropecuária Senador João Abraão Sobrinho, grupo de 05 professores e 50 alunos, turmas de 8º e 9º ano. 

- Datas importantes:

- Capacitação de professores: meses de maio e agosto

- Realização da Semana: 06 a 10 de outubro

- Solenidade de Encerramento: 19 de novembro, 14:00hs

• Leia mais: Inhumas

Hidrolândia

Município de realização do Projeto Piloto no ano de 2014 

      Município onde será realizado Projeto Piloto no ano de 2014. 

Público: Escola Municipal Professora Augusta Machado, grupo de 04 professores e 95 alunos, turmas de 4º e 5º ano matutino. 

- Datas importantes:

- Capacitação de professores: mês de maio

- Realização da Semana: 11 a 15 de agosto

- Solenidade de Encerramento: 26 de setembro, 18:30hs

• Leia mais: Hidrolândia

Anápolis

Município  de realização do Projeto Piloto no ano de 2014

Público: Escola Estadual João Gomes, grupo de 05 professores e 90 alunos, turmas de 4º e 5º ano. 

- Datas importantes:

- Capacitação de professores: meses de maio e agosto

- Realização da Semana: 08 a 12 de setembro

- Solenidade de Encerramento: 22 de outubro, 12:30hs

• Leia mais: Anápolis

Bacia do Meia Ponte

Mais informações ...

.imghover css class